Plano de Contingência

Frente ao atual contexto epidemiológico de aumento de casos de infecção por coronavírus no país, a UFPI divulga seu plano de contingência COVID-19, elaborado pelo Comitê Gestor de Crise (CGC), com o auxílio de técnicos especialistas nas mais diversas áreas de Saúde. O documento reúne medidas a serem adotadas para reduzir os riscos e minimizar o impacto da disseminação do vírus.

O objetivo é que a instituição esteja preparada para uma resposta efetiva e oportuna na contingência da doença, por meio da orientação à sua comunidade acadêmica (discentes, docentes, técnico-administrativos, terceirizados) e comunidade externa.

O plano institui medidas referentes a quatro áreas de atuação: proteção à saúde; recursos e infraestrutura; ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil e serviços; e comunicação. Entre outros pontos, estão relacionadas ações básicas de higiene pessoal e ambiental, medidas a serem tomadas em casos suspeitos e outras relativas às atividades e serviços da Universidade. A sua aplicação é dinâmica e mutável de acordo com as novas informações e conhecimentos, os quais podem levar a novas medidas que resultem na atualização do plano.