Dúvidas frequentes sobre o funcionamento da UFPI

Dúvidas frequentes sobre o funcionamento da UFPI

Quais as atividades que estão suspensas?

• Aulas suspensas até 15/04/20;

• Colações de Grau suspensas até 15/04/20;

• Eventos suspensos até 15/04/20;

• Atendimento presencial ao público suspenso, priorizando-se o atendimento via e-mail dos setores;

• Estágios obrigatórios suspensos;

• Concursos suspensos;

• Bancas permanecem com restrição quantitativa de público e membros externos participando remotamente;

• Terceira chamada SISU, segunda chamada CEAD e Processo Seletivo Artes Visuais suspensos;

• Restaurantes Universitários e Residências Universitárias fechados. Serão pagas bolsas para deslocamento dos discentes;

• Atividades de extensão suspensas, exceto as que podem ser desenvolvidas de forma remota;

• Bibliotecas fechadas, com atendimento de ficha catalográfica online;

• Coordenadores de grupo de pesquisa/laboratório deverão apresentar um plano de trabalho, para que só permaneçam ativas as pesquisas extremamente necessárias;

• Programas de Residência permanecem.

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Como ficam os empréstimos, multas e os demais serviços das Bibliotecas da UFPI?

Os empréstimos com data de devolução prevista para o período de suspensão das aulas terão seu prazo de vigência estendido até o retorno das atividades. Multas NÃO serão contabilizadas durante o período de fechamento das bibliotecas.

O serviço de ficha catalográfica será realizado remotamente pelos bibliotecários da instituição, sendo oferecido ao público normalmente via SIGAA. O serviço de Nada Consta será fornecido online, através de solicitação enviada para o e-mail: bccb@ufpi.edu.br.

O calendário de treinamentos de usuários será reformulado após o retorno das atividades. Para quaisquer eventualidades, os seguintes canais de comunicação online estarão à disposição: bccb@ufpi.edu.br; secretariabccb@ufpi.edu.br.

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Como fica a emissão de certificados de conclusão de cursos de graduação e diplomas?

A Solicitação de emissão de Certidão de Conclusão de Curso de graduação da UFPI está suspensa até retomada das atividades no setor. Em casos de urgência, enviar requerimento preenchido e assinado, cópia da Identidade (frente e verso) e devida comprovação de urgência para o e-mail srdc@ufpi.edu.br ou sae@ufpi.edu.br, indicando o prazo, para avaliação da possibilidade de atendimento agendado.

A Expedição de diplomas de graduação da UFPI está suspensa até retomada das atividades no setor. Em casos de urgência, enviar comprovação para e-mail srdc@ufpi.edu.br, indicando número processo administrativo, nome discente, matrícula e prazo, para avaliação da possibilidade de atendimento agendado;

A Expedição de certidão de conclusão de graduação da UFPI está suspensa até retomada das atividades no setor. Em casos de urgência, enviar comprovação para e-mail srdc@ufpi.edu.br, indicando nome do (a) discente, matrícula e prazo, para avaliação da possibilidade de atendimento agendado.

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Estou com documentos pendentes de entrega para regularizar minha situação cadastral junto à PREG

Para entrega de documento pendente (documentação cadastral) está mantido o atendimento remoto, com envio da documentação para o e-mail sae@ufpi.edu.br, indicando nome, matrícula, curso e número do processo administrativo (caso tenha sido aberto).

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Preciso renovar meu estágio (termo aditivo)

A CGE/PREG disponibilizará ao aluno em Estágio Não-obrigatório, em casos de renovação de estágio (Termo Aditivo), com prévio agendamento através do e-mail ceo-dados@ufpi.edu.br, um atendimento semanal, que acontecerá às quartas-feiras, entre 8h e 11h30min, a ser realizado no Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE/DAA).

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Como ficam os serviços prestados pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação?

Na Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação (PRPG), Coordenadoria de Programas Stricto Sensu (CPSS) e Coordenadoria de Programas Lato Sensu e Residências (CPLSR), todos os atendimentos serão realizados remotamente, no período de 17/03/2020 a 15/04/2020, pelos seguintes e-mails: Secretaria: prpg@ufpi.edu.br; CPSS: coor.pos@ufpi.edu.br e CPLSR: latosensu@ufpi.edu.br.

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As pesquisas também estão suspensas?

Devem permanecer ativas apenas as pesquisas extremamente necessárias, devendo o coordenador apresentar um plano de trabalho para a unidade a que está subordinado.

Pesquisa que faz uso de animais, e que já foram repassados para os pesquisadores, não podem ser interrompidas de acordo com as normativas legais que regulamentam o uso de animais na pesquisa.

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Sou aluno de iniciação científica ou tecnológica, como proceder?

Os orientadores de projetos de Iniciação Científica e/ou Tecnológica deverão elaborar planos de atividades para seus orientandos que priorizem o caráter não presencial.

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Como ficam as ações de extensão (projetos, programas, cursos e eventos) em andamento?

Durante o período de suspensão das atividades acadêmicas, todas as modalidades de ações de extensão serão suspensas, exceto aquelas que poderão ser desenvolvidas de forma remota ou as extremamente necessárias, sendo estas últimas só deverão permanecer se a sua execução envolver, no máximo, 5 pessoas que não fazem parte do grupo de risco, devendo o coordenador apresentar um plano de trabalho para a Coordenadoria da PREXC a qual a atividade está cadastrada.

Os coordenadores de projetos de extensão, especialmente do PIBEX, deverão elaborar planos de atividades que priorizem o caráter não presencial e apresentá-los à Coordenadoria da PREXC responsável pelo cadastro dos respectivos projetos.

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Recebo bolsa/auxílio da PRAEC! Vou continuar recebendo?

O pagamento de bolsas e auxílios da PRAEC será mantido.

O pagamento referente à Bolsa de Incentivo às Atividades Socioculturais e Esportivas será mantido, sem prejuízos aos estudantes, podendo os supervisores solicitar atividades remotas ao bolsista.

Os restaurantes universitários estarão fechados?

Os Restaurantes Universitários estarão fechados para atendimento ao público. As atividades administrativas e operacionais serão realizadas de forma remota e em regime de rodízio para casos específicos. Serão fornecidos gêneros alimentícios para alunos estrangeiros de convênios da UFPI.

Com relação ao Hospital Universitário, quais atividades serão suspensas?

Haverá suspensão, por 15 dias, a partir de 19/03/2020, dos atendimentos ambulatoriais (consultas, exames e procedimentos), com exceção daqueles para pacientes em tratamento oncológico e aos que necessitam de laudo para medicamentos excepcionais (LME), nas seguintes especialidades: gastroenterologia, dermatologia, reumatologia e neurologia.

Haverá suspensão de cirurgias eletivas a partir de 19/03/2020, com exceção de cirurgias cardíacas e oncológicas.

Reagendamento de consultas, exames e procedimentos poderá ser feito posteriormente, quando superada a atual situação;

Casos excepcionais, sobre atendimento ambulatorial e internações, devem ser avaliados pela Governança do Hospital Universitário.

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Estou precisando dos serviços da Perícia Médica da UFPI

Conforme Instrução Normativa n. 21/2020, as áreas de segurança, saúde ou de outras atividades consideradas essenciais pelos órgãos, não se aplica atividade remota. Portanto, os atendimentos do setor da Perícia Médica da Universidade Federal do Piauí permanecerão em funcionamento. Contudo, devido ao cenário de pandemia do COVID-19, os atestados e demais documentos deverão ser direcionados exclusivamente por via eletrônica periciamedica@ufpi.edu.br, no prazo de 5 dias, os quais serão processados internamente pelos servidores.

Os agendamentos de Juntas Médicas serão reavaliadas e deverão ser remarcadas conforme a urgência do caso. Dúvidas adicionais poderão ser elucidadas ainda pelo telefone 3237-1947 e pelo e-mail da Perícia Médica periciamedica@ufpi.edu.br.

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