Publicada em 10/05/2020

A doença por coronavírus (Covid-19) é causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), nova variante de coronavírus, identificado como o agente causador da síndrome respiratória aguda grave que afetou a população da China em dezembro de 2019. No início de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que se tratava de uma pandemia, caracterizada pela disseminação da Covid-19 em todos os continentes do globo, alertando para que as autoridades de saúde preparassem seus planos de contingência e de enfrentamento a um dos mais importantes desafios de saúde pública no século XXI.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) instalou o Comitê Gestor de Crise. No Grupo de Trabalho sobre saúde, a equipe do Eixo 3 - Sala de situação elaborou o Painel UFPI Covid-19, cujo objetivo é apresentar um consolidado de informações sobre a evolução da pandemia Covid-19, com ênfase aos dados relacionados ao estado do Piauí.

O painel será atualizado sempre que houverem dados consistentes, que permitam fazer uma análise mais detalhada.

Publicação cenário

1) Trajetória de Casos

2) Trajetória de Óbitos

3) Projeção de leitos de UTI

4) Identificação dos vírus

5) Evolução da Taxa de letalidade

Publicação paralela sobre isolamento

1) Isolamento por regiões

2) Distanciamento social em finais de semana e feriado

3) Distanciamento social em dias úteis

Equipe de Elaboração

• Carleandro de Oliveira Noleto - Departamento de Informática, Colégio Técnico de Bom Jesus (UFPI).

• Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas - Departamento de Medicina Comunitária; Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade (UFPI); Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN).