Sala de Situação

Data da atualização:

18/07/2020, às 12:00h


Versão anterior (04/07/2020)

PAINEL – UFPI – COVID-19

Ordinariamente atualizado a cada duas semanas, a não ser que precise de dados emergenciais.

Veja também:

Reabertura econômica do Piauí:

o quê e como

Nota Técnica #08 de 17 de julho de 2020.

Francisco Prancacio Araújo de Carvalho1,2, José Maria Pires de Menezes Júnior3,4; Bruno Guedes Alcoforado Aguiar5,6; Flávia Neves Maia7; Rebeca Maria Nepomuceno Lima8 .


1Departamento de Ciências Econômicas – UFPI, Teresina – Piauí, Dr. em Desenvolvimento e Meio Ambiente; 2Núcleo de Economia Regional do Piauí - NERPI; 3Curso de Engenharia Elétrica – UFPI, Teresina – Piauí, Dr. em Engenharia de Teleinfomática; 4Grupo de Automação e Sistemas Inteligentes (GRASI); 5Departamento de Medicina Comunitária – UFPI, Teresina – Piauí, Dr. em Microbiologia; 6Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN); 7Prefeitura Municipal de Teresina, Secretaria de Planejamento, Agenda Teresina 2030, Dra. em Urbanismo; 8Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (CEPRO/SEPLAN), Me. em Economia.

👉Destaques da nota

✔ Neste documento, apresentam-se os resultados preliminares do estudo para flexibilização de 55 setores econômicos baseados em seus respectivos índices de segurança no trabalho e impacto na economia piauiense. É um estudo que apresenta a mesma base de Literatura e Metodologia da Nota Técnica #5, de 19 de junho de 2020.

✔ O índice de segurança de reabertura foi baseado no risco de contágio por COVID-19 das ocupações que compõem cada setor econômico. O risco de cada ocupação se baseia em: i) exposição a doenças/agentes infecciosos, ii) frequência de contato com outras pessoas e iii) nível de proximidade física com outras pessoas.

✔ Para o indicador de impacto econômico, foi utilizado o Valor Adicionado Bruto estimado para cada setor econômico do Piauí e os Vínculos de emprego em 31/12 da Relação de Informações Sociais (RAIS).

✔ As 4 faixas de reabertura foram calculadas com base no índice setorial de distanciamento controlado para o Piauí (IPI), oriundo de uma relação funcional entre Segurança (Seg) e Impacto econômico (Econ), ponderado por alpha (α), um peso que o gestor atribui ao indicador de saúde.


👉 Nota Técnica Abertura Economia Piauí - 17/07/2020

Equipe - Sala de Situação

  • Beatriz Fátima Alves de Oliveira - Enfermeira e Pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Piauí

  • Bruno Guedes Alcoforado Aguiar - Departamento de Medicina Comunitária (UFPI); Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN).

  • Emidio Marques de Matos Neto - Departamento de Educação Física, Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP).

  • Flávio Furtado de Farias - Curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

  • Francisco de Tarso Ribeiro Caselli - Curso de Engenharia de Produção (UFPI).

  • Jefferson Cruz dos Santos Leite - Departamento de Matemática (UFPI).

  • Juliana Gonçalves de Sousa - Geoprocessamento (IFPI).

  • Juliana Soares Severo - Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição (UFPI).

  • Maria Zilda de Oliveira Conceição Lima - Engenharia Cartográfica e de Agrimensura (UFPI)

  • Osmar de Oliveira Cardoso - Núcleo de Estudos em Saúde Pública-NESP, Departamento de Bioquímica e Farmacologia (UFPI).

  • Péricles Luiz Picanço Jr. - Departamento de Transportes (UFPI).

  • Rita de Cassia de Lima Idalino - Curso de Estatística (UFPI).

  • Roniele Araújo de Sousa - Núcleo de Estudos em Saúde Pública-NESP (UFPI).