Materiais e Documentos Informativos

Alimentação

Alimentação em Tempos de Pandemia - Restaurante Universitário/UFPI

Dicas de alimentação saudável das Nutricionistas dos RUs da UFPI

CARTILHA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM TEMPOS DE COVID-19

Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição - PPGAN

Cartilha: Cuidados com a alimentação durante o isolamento social


PPGSC - Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade

PPGCS - Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde


Aleitamento Materno

Cartilha: Orientações para aleitamento materno em tempos de Covid-19

Apresenta orientações baseadas nas recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e Sociedade Brasileira de Pediatria para que as mães continuem amamentando os seus bebês com segurança.

Acesse aqui.

Energia Elétrica



Marcos Antonio Tavares Lira é Professor do curso de Engenharia Elétrica da UFPI e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

O consumo de energia elétrica em tempos de Pandemia



A Pandemia do Covid-19 levou grande parte da população ao distanciamento social. A lógica natural é que com mais pessoas em casa em um intervalo de tempo maior, o consumo de energia elétrica aumente proporcionalmente. Quando pensamos na unidade domiciliar, evidencia-se este aumento. Por outro lado, quando pensamos em termos de Brasil o que se verifica é uma redução considerável deste consumo, sobretudo nos grandes centros urbanos fortemente industrializados. Este fenômeno acontece porque quando se calcula o consumo médio de energia de uma região leva-se em consideração as categorias residencial, comercial e industrial, sendo esta última a responsável pelos maiores índices de consumo. Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) revelam que no período de 21/03 a 17/04 houve uma redução média de 14% no consumo de energia elétrica no país, em comparação com o período de 01/03 a 20/03. No topo do ranking está o estado do Rio Grande do Sul, com uma redução de 30% no consumo em relação ao período anterior às medidas de distanciamento. No mesmo período, o Piauí teve uma redução de apenas 4% no consumo, o que demonstra um perfil não industrial do estado. Se lançarmos um olhar somente para os setores da indústria, a produção de veículos foi o setor mais impactado no país, com uma redução de 64% no consumo de energia elétrica. Uma consequência direta dessa retração do consumo de energia elétrica é o aumento do acúmulo de água nos reservatórios das hidrelétricas. O Reservatório de Sobradinho, na Bahia, o mais importante dentre os que pertencem ao subsistema do Nordeste, alcançou, no último final de semana, um volume útil de 90% da sua capacidade e a previsão é que chegue aos 100% em maio, o que não acontece desde o ano de 2009. No Piauí, a barragem de Boa Esperança, localizado no município de Guadalupe, atingiu um volume útil de 91% no último final de semana. Enquanto os reservatórios permanecerem com volumes de água acumulados acima da média não haverá cobrança extra na fatura de energia elétrica devido à bandeira tarifária. Só para lembrar, quando os reservatórios estão com volumes comprometidos, incidem na fatura a cobrança de tarifa referente à bandeira amarela ou vermelha. Portanto, distanciamento social implica na redução do consumo de energia elétrica, que por sua vez implica na manutenção de níveis de reservatórios das hidrelétricas acima da média e finalmente leva a não cobrança de taxas extras nas faturas de energia elétrica. Nessa perspectiva, o meio ambiente também agradece, uma vez que enquanto houver água acumulada em quantidade suficiente para manter em operação as hidrelétricas, adia-se a entrada em operação de algumas termelétricas, responsáveis pela emissão de grandes quantidades de CO2 na atmosfera.


Publicado em Jornal Meio Norte, 28/04/2020

Exercício Físico

Cartilha: DICAS PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS (COVID 19)

Programa de Pós Graduação em Saúde e Comunidade

Grupo de Trabalho Apoio à Comunidade Interna

Economia

A proposta é dialogar com os estudantes, professores e toda comunidade externa sobre os impactos irreversíveis dessa crise na economia e no modo de vida das pessoas.

Clique aqui para acessar o site.

Vigilância em Saúde

Cartilha: Covid-19 - Transmissão e Medidas preventivas

Material produzido pelo Projeto de Extensão Participando das ações de controle de doenças de notificação compulsória, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Telma Maria Evangelista de Araújo.


Acesse aqui.

Trabalho

Cartilha: A pandemia de COVID-19 e o Trabalho em Home Office


UNIFAP

Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde

Curso de Fisioterapia